HomeArtigosGestão de Desempenho
 ARTIGOS
Gestão de Desempenho

Untitled Document

No mundo empresarial, identificar o profissional de desempenho superior, aquele que traz resultados significativos para a empresa e que não deveria ser “perdido” para o mercado é ainda um desafio para os gestores, para a área de Recursos Humanos e para o próprio profissional que, na maioria das vezes, não sabe se seu desempenho está de acordo com as expectativas, qual é o seu valor para a empresa e onde poderá chegar caso permaneça nesta empresa ou vá para outra qualquer.

Uma das práticas mais úteis para ajudar a encarar este desafio tem sido o processo de gestão do desempenho.

Trata-se de um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo muito nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento, da gestão da própria carreira, das aspirações profissionais, além da contratação de resultados quantitativos do negócio.

Antes praticava-se a avaliação de desempenho focando-se essencialmente números, metas e objetivos, identificando-se ao final de um período os resultados obtidos pela empresa, área ou unidade de trabalho e dos indivíduos que tinham seus objetivos cascateados dos objetivos e metas mais amplos da empresa.

Hoje , na era do planejamento e dos mapas estratégicos, as organizações, além de traçarem seus planos de negócio e resultados esperados, também definem as expectativas de seus clientes , as competências essenciais da organização, traços de cultura e valores e diferenciais dos produtos e de serviços que não podem ser traduzidos apenas em números e que demandam uma avaliação comportamental, por parte dos gestores, tornando o processo mais subjetivo e cheio de significados específicos para o sucesso do negócio.

Como tem sido implantada? A partir das definições de metas e objetivos do negócio, da clarificação dos valores e competências requeridas para a organização e para o cargo e dos profissionais expressarem suas aspirações e registrarem seu histórico profissional e de aprendizagem , um banco de dados pode ser elaborado e com a ajuda da tecnologia, pode ser acompanhado pela empresa gerando um verdadeiro mapa de talentos e potenciais, onde os critérios do desempenho superior ficam mais claros e transparentes para todos os envolvidos no processo.

Em outras palavras a gestão do desempenho tem sido uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional.Ela permite que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos, construam ciclos virtuosos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo.


Rosa Argolo
Consultora, coach e instrutora de treinamentos da Franquality. Psicóloga pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Psicologia Social pela USP. Implantou a área de Treinamento e Desenvolvimento da Lubeca Alimentação, administradora dos serviços do Centro Empresarial de São Paulo. Desenvolveu, no Yázigi Internexus, por dez anos, a formatação da Franquia e todos os materiais de treinamento e desenvolvimento da organização, além de ter atuado ativamente na implantação da Y University, Universidade Corporativa da franquia. Vem desenvolvendo projetos nas áreas de Gestão de Redes de Varejo e Serviços, Qualidade em Serviços e Atendimento, Pesquisa de Clima, Gestão de Desempenho e Desenvolvimento de Competências. Na Franquality tem desenvolvido vários projetos em e-learning, utilizando a estratégia de blended learning (misto de treinamento presencial e à distância), atendendo atualmente neste formato, clientes como Citifinancial, empresa do Citigroup, Votorantim e Gerdau.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Rosangela Leal Argolo
Autor: 
 Data: 13/06/2008

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®