HomeArtigosComo desenvolver seu pessoal
 ARTIGOS
Como desenvolver seu pessoal

Untitled Document

 por Mônica Tanaka (*)

Como líder de uma área, você tem a grande responsabilidade de desenvolver seu pessoal e retê-los. Isso: retê-los! Prepare e trate seus talentos.
Eu abordo três maneiras para se conseguir isso: dando aos seus profissionais a habilidade de contribuir para a organização, proporcionando-lhes a oportunidade e estimulando-os a contribuir plenamente.

1ª – Instrução
Dê asas à informação. Alimente a necessidade da instrução, treine seu pessoal para atividades específicas.
A instrução não é barata, muito menos dispendiosa. Seja qual for o mecanismo que você escolher para treinar seu pessoal, não passe a responsabilidade inteiramente para o setor de treinamento da companhia. Sua responsabilidade é determinar que tipo de treinamento é necessário e assegurar que seja devidamente posto em prática.
Com certeza o fruto de qualquer treinamento irá surtir muita produtividade.

2ª – Promoção
À medida que os empregados se aperfeiçoam e adquirem experiência, promova-os, a fim de aumentar suas contribuições à empresa. Faça um planejamento e evite o Princípio de Peter (isto é, a incompetência de novos gerentes não é inevitável, mas sim um problema que pode ser solucionado com o planejamento cuidadoso das promoções).

Promoções bem-sucedidas: use da melhor maneira possível os talentos das pessoas e preencha cargos vagos com os melhores profissionais disponíveis.

Promoções mal-sucedidas: três causas para o insucesso: planejamento imperfeito do trabalho, falta de acompanhamento e promoção por motivos errados.

3º – Motivação
A meu ver, profissionais sem motivação fazem somente o que precisam e não envidam esforço extra para melhorar o desempenho próprio ou da organização. Você não consegue nem mesmo instruir profissionais sem motivação, pois ninguém pode forçar pessoas relutantes e indiferentes a aprender. Portanto, incentive as necessidades básicas e as necessidades de crescimento do seu pessoal, e você terá motivação.

Necessidades básicas: bom ambiente de trabalho, segurança para atuar e importância social.
Necessidades de crescimento: estima e autorrealização (sensação de ter realizado um bom trabalho e necessidade de se desenvolver).

 

(*)Mônica Tanaka é Executiva de Tecnologia da Informação com ampla experiência em estruturação de planejamento estratégico, gestão de negócios, projetos e sistemas corporativos. Possui 21 anos de carreira em TI, em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP com especialização pela FGV.

A coluna semanal “Desenvolvendo Talentos” é coordenada por Augusto Gaspar, diretor da unidade de Professional Services da MicroPower. Comentários, sugestões e colaborações podem ser enviados para: augusto.gaspar@micropower.com.br

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Mônica Tanaka
Autor: 
 Data: 11/02/2009

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®