HomeArtigosUma Questão de Estratégia
 ARTIGOS
Uma Questão de Estratégia

Por Augusto Gaspar (*)

De estratégia fala-se muito, mas, em verdade, faz-se pouco. Estabelecer as metas anuais da empresa é estratégico, sem dúvida, mas isso basta? Seja por questão de tempo, necessidade ou visão, o planejamento estratégico de muitas empresas limita-se a uma revisão das metas e seu realinhamento com as áreas de negócios. E, por área de negócios, entendemos que as administrativas ficam de fora.

Em meus muitos anos de trabalho em serviços profissionais, ouvi diversas queixas de executivos de RH sobre suas dificuldades de inserção da área nas estratégias da empresa. Se da estratégia nascem a estrutura organizacional e todo o planejamento de recursos da empresa, é bastante incoerente deixar o RH de fora, por mais simples e incompleto que seja. Por outro lado, até que ponto é interessante para o RH participar de um planejamento estratégico simplificado, em que são apenas estabelecidas metas de vendas, sem nenhum impacto organizacional, por exemplo?

Portanto, meus caros executivos de RH, suas preocupações podem ser em vão... E aqui lanço um desafio: que tal inverter o processo? Isso mesmo, tomar as rédeas do planejamento organizacional (estratégico de verdade) convidando os demais executivos, incluindo aí o CEO e todos os demais “Cs”, para participar? Pode ser uma experiência única na história de sua empresa, e com resultados memoráveis.

Para realizar um planejamento como esse, partindo do meio da estrutura, não basta ter só iniciativa e coragem, é necessária muita informação! Em um workshop com seus pares e a cúpula da empresa, uma boa análise de dados históricos e projeções fará a diferença. E um benefício adicional dessa inversão das questões estratégicas é colocar as pessoas em primeiro lugar no planejamento, alinhando as metas às pessoas e toda a estrutura à visão da empresa, criando cenários para antecipar movimentações e as mudanças organizacionais necessárias. Utopia? Pode ser, mas como disse Oscar Wilde, “O progresso não é senão a realização das utopias”.


(*) Augusto Gaspar é Diretor da unidade de Professional Services da MicroPower e coordenador da coluna “Desenvolvendo Talentos” desta revista. Comentários e contribuições podem ser enviados para augusto.gaspar@micropower.com.br.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Augusto Gaspar
Autor: 
 Data: 22/05/2009

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®