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Desenvolvimento de competências de liderança – Desafios & Soluções

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Por Rosa Argolo (*)

DESAFIOS

Em pleno século XXl ainda estamos aprendendo a formar líderes. Não é nada fácil manter um estoque de talentos ou uma escola de liderança dentro ou fora das empresas sem que muitos esforços, recursos materiais e humanos sejam despendidos.

As “escolas de liderança” não existem sempre com este nome, mas cada organização demanda estilos de liderança diferentes, expressos por competências específicas, fazendo com que, como uma escola, toda empresa tenha que definir um conjunto mínimo de habilidades e competências de que precisa e, por consequência, quais deverão estar instaladas em sua equipe de comando.

Pensando de outra maneira, será que as empresas, mesmo não sendo escolas, não devem formar continuamente seus líderes nas competências necessárias para atingir seus resultados?

Os currículos das universidades, os MBAs, os programas de especialização técnica não mais acompanham as mudanças e a complexidade do mundo dos negócios.

As empresas, então, estão assumindo o papel de verdadeiras “escolas de liderança” para dar conta de suas estratégias, planos de expansão e qualidade, competitividade, inovação, seja qual for seu momento, visão ou resultados de curto, médio ou longo prazo a alcançar.

Em outras palavras, as empresas precisam promover o desenvolvimento de competências específicas de seus líderes ou compor um plano de capacitação de seus gestores orientado pelas suas necessidades únicas.

SOLUÇÕES

Tradicionalmente os chamados PDGs – Programas de Desenvolvimento Gerencial ou PDLs – Programas de Desenvolvimento de Lideranças têm sido organizados em formato de cursos ou processos de capacitação estruturados, com módulos, avaliações formais, trabalhos de conclusão de curso, emissão de certificados, similar ao formato acadêmico.

Trabalhando com várias empresas, observamos uma grande mudança nas estratégias de ensino e aprendizagem empregadas nesses programas, desde os mais tradicionais até os mais modernos.

Esses cursos, aplicados a todos os gestores ou cargos de comando, na maioria das vezes em grupos homogêneos, formados por critérios hierárquicos, geram calendários ou catálogos de cursos anuais, atendendo a empresa como um todo.

Cursar esses programas se torna pré-requisito para a movimentação, as promoções e a ascensão do profissional nos cargos de liderança e planos de carreira.

No mundo atual, com a evolução dos meios de comunicação e o advento do mundo digital, as estratégias de ensino-aprendizagem aliadas à tecnologia têm provocado uma grande transformação no desenvolvimento de competências e habilidades específicas das lideranças nas organizações.

Hoje, com recursos mais escassos para deslocamentos e viagens, retirada do executivo de seu ambiente de trabalho, aliado a mudanças nos hábitos das pessoas em sua forma de aprender, o ensino a distância tem apoiado, de forma efetiva, os programas de capacitação das lideranças. Tem a mesma relevância que vários outros programas de treinamento e desenvolvimento nas empresas e até mesmo que o ensino formal e superior.

Com maior efetividade ainda, os programas que conseguem aliar o ensino a distância com eventos presenciais, em formato misto, conseguem extrair o melhor de cada meio, com fins pedagógicos diferentes, constituindo-se nas melhores soluções para acelerar a aprendizagem e garantir a capacitação de forma mais rápida, moderna e acessível aos profissionais tão demandados pelo trabalho e ao mesmo tempo pela necessidade de aprendizagem e atualização.

Como desenvolver competências de liderança on-line

Juntando desafios com soluções, encontramos no mais recente livro de Nick van Dam, “25 Melhores Práticas em Aprendizagem e Desenvolvimento de Talentos”, da editora Qualitymark, lançado no Congresso Learning & Performance Brasil 2009, muitas ideias de como a educação de líderes poderá ser arquitetada a partir de combinações eficientes de vários meios de comunicação, com apoio da tecnologia.

Um formato ideal para quem não tem tempo a perder, após construir um plano de desenvolvimento individual ou mesmo coletivo, é buscar as tecnologias de ensino a distância, aliadas a focos de desenvolvimento comportamentais e técnicos específicos, como em um menu, ou trilhas de aprendizagem.

Após mapear competências por meio de ferramentas e sistemas de gestão do desempenho, já é possível montar programas específicos para as necessidades únicas dos profissionais que precisam crescer rapidamente na empresa.

O pulo do gato é ter um sistema que possa orquestrar esta demanda e registrar tanto as necessidades como o passo a passo de cada um.

A escola de liderança, em um futuro bem próximo, terá uma grade curricular superpersonalizada, orquestrada pelos gestores com apoio das áreas de desenvolvimento das organizações, que funcionarão na mesa, na sala de aula virtual, na casa, no carro, onde e como o líder precisar e puder aprender.

Desenvolver competências e habilidades on-line é, no momento, a estratégia mais eficaz para empresas que querem funcionar como uma verdadeira escola de liderança.

Venha conhecer nossa abordagem para este tema em um evento de lançamento no dia 17 de julho, em que Franquality e MicroPower lançarão o IDALE online. Trata-se de uma aliança de conteúdo e tecnologia de quem mais entende de competências de liderança e ensino a distância no Brasil.

Inscreva-se pelo site: www.idaleonline.com.br
(Inscrições gratuitas, sujeito à disponibilidade de vagas)

(*)Rosa Argolo é consultora, coach e instrutora de treinamentos da Franquality. Psicóloga pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Psicologia Social pela USP. Vem desenvolvendo projetos nas áreas de Gestão de Redes de Varejo e Serviços, Qualidade em Serviços e Atendimento, Pesquisa de Clima, Gestão de Desempenho e Desenvolvimento de Competências. Tem desenvolvido vários projetos em e-Learning, utilizando a estratégia de Blended Learning (misto de treinamento presencial e a distância) e atualmente é responsável pela gestão dos conteúdos do IDALE online.

A coluna “Desenvolvendo Talentos” desta revista é coordenada por Augusto Gaspar, Diretor da unidade de Professional Services da MicroPower. Comentários e contribuições podem ser enviados para augusto.gaspar@micropower.com.br      Twitter: augustofgaspar

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Fonte: Rosa Argolo
Autor: 
 Data: 06/07/2009

 

 


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