HomeArtigosLiderando jovens, futuros líderes
 ARTIGOS
Liderando jovens, futuros líderes

Os jovens de hoje parecem que já nascem com capacidade multitarefa: teclam, twittam, ouvem música, fazem download do material da escola para a lição de casa via internet, assistem TV, comem, bebem... Tudo ao mesmo tempo! E nem pense em propor desligar alguma coisa, pois você vai ouvir um sonoro: "Não mexa aí que eu estou vendo".

Toda a geração com mais de 50 anos, conhecida como geração Baby Boomer, foi educada para ter e valorizar o foco. Já esta nova geração dos que estão apenas iniciando sua vida profissional, conhecida como a geração "Y" ou "Net", aprendeu a conviver com a dispersão, com o múltiplo interesse, com a diversidade, com o novo como corriqueiro.

Entre essas duas gerações, já a pleno vapor nas organizações e assumindo o poder, está a geração "X".

Os Baby Boomers foram assim chamados porque são a geração dos que nasceram a partir do pós-guerra, em 1946, quando os soldados voltaram para a casa e houve uma explosão de nascimentos de bebês. Esta é a geração que rompeu com o totalitarismo, que trouxe a experiência humanística para as ruas das cidades e para dentro das empresas. É a geração com muita carga ideológica, de maio de 68, dos Beatles, dos hippies, dos cabelos longos. A geração Baby Boomer foi revolucionária sob muitos aspectos, inclusive sob a ótica de maior liberação sexual.

Mas o momento atual dentro das empresas é outro. Poderíamos listar vários grandes itens, práticas e conceitos presentes na realidade das organizações que surgiram apenas nos últimos anos e se impuseram como rotina fundamental: e-mail, site, blog, palm, celular, 3G, Iphone, Ipod, twitter, aprendizagem, e-Learning, equipe, diversidade, sustentabilidade, competência, empregabilidade, networking, ONG, voluntariado, flexibilidade e talento.

Os mais jovens da geração Y já entram no mercado de trabalho com esses conceitos e práticas como algo normal e esperado. Que bom! Mas há uma diferença de Valores fundamental a ser percebida e gerenciada por aqueles que estão no poder das organizações de hoje. Já não basta apenas repassar conhecimento aos mais jovens. É preciso que esse conhecimento tenha significado e interaja com os Valores do aprendiz, pois só assim o aprendiz decide aprender, o que aprender e qual grau de entusiasmo e energia vai colocar nesse aprendizado.

Hoje já sabemos que a aprendizagem ocorre de dentro para fora. Ou seja, é o indivíduo que aprende, e não o professor que ensina. O mestre, na realidade, cria condições para que o aluno aprenda, se assim ele quiser.
Acho que a possibilidade de conflito entre essas gerações dentro das organizações é muito grande, mas por outro lado, o desafio é rico e fascinante. Ampliar horizontes, trocar perspectivas, mesclar culturas, perceber como a diversidade pode ser rica é, sem dúvida, uma experiência fascinante.

Integrar essas duas realidades e seus Valores faz parte do papel gerencial de todos os gestores da atualidade, e não há dúvida de que utilizar as ferramentas que os jovens já utilizam em seu dia a dia aproxima essas realidades. Por isso acreditamos que a utilização de processos de aprendizagem Blended com recursos e-Learning e também recursos vivencias, como outdoor, rafting, trekking etc., trazem grande efetividade para a capacitação de adultos em geral, e particularmente dos jovens da geração Y.


* Almiro dos Reis Neto é Presidente da Franquality Consultoria em RH, empresa que fundou em 1995, e presidente do Conselho da ABRH-SP. É especialista nas áreas de gestão por competências, coaching para altos executivos e desenvolvimento de lideranças.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Almiro dos Reis Neto
Autor: 
 Data: 21/12/2009

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®