HomeArtigosVaga para presidente do Brasil
 ARTIGOS
Vaga para presidente do Brasil

Você almeja ser presidente do Brasil? Está em curso uma seleção de pessoal para um dos mais importantes cargos do país: o de Presidente. Há quem diga que o processo foi indevidamente antecipado, mas o certo é que o candidato escolhido ocupará a vaga no início do próximo ano. Se não tem a maior remuneração considerando as responsabilidades envolvidas, é evidente que ele oferece imensa projeção para quem o ocupa, por isso é desejado por um grupo restrito, mas de muita representatividade no cenário da gestão pública brasileira.

Algumas analogias com o mundo corporativo podem ser exploradas. Apesar de não ter eleição, perseverança, relacionamento, competências humanas, conflitos emocionais, capacidade de estar no lugar certo na hora certa são elementos comuns da dinâmica da carreira pública ou privada.

Uma carreira política começa, de maneira geral, na participação em entidades comunitária, sindical ou estudantil. A partir dos relacionamentos criados e das convicções estabelecidas, o interessado pode decidir por se candidatar. Não reconheço muitas pessoas dispostas a seguir esse caminho por opção em função das manchas que seguidamente impregnam o cargo, mas isso deveria ser diferente. A importância do exercício dos cargos públicos e da representatividade popular deveria ser um valor incutido em toda a população.

Hoje em dia essas pessoas podem ser confundidas com oportunistas que legislam em causa própria, mas é certo que o futuro do Brasil passa pela qualificação dos candidatos a cargos públicos.

Decidida a carreira, entendo que, como em qualquer empresa, ser presidente é um processo de concorrência muito difícil, já que a vaga é única. Em condições normais, só poderá pleitear a vaga após 25 anos de carreira, reconhecimento público e uma rede de relacionamentos poderosa entre as forças políticas do cenário brasileiro (entendendo que você pretende chegar lá pelas vias democráticas e respeitando as instituições).

Serão vários processos de seleção. Cada atitude sob os olhos severos da opinião pública. Não estamos falando exclusivamente da análise de competências técnicas, mas de uma poderosa capacidade de articulação e de obtenção de resultados a partir de pessoas, num ambiente de processos lentos e ineficazes. Ter empatia popular e saber construir uma boa imagem pública (consistente com os fatos) são dados concretos desse projeto.

Muito bem, você se candidata?
Você entende que a vida pública (cargos eletivos) é uma opção de carreira?

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Blog do Faccina
Autor: 
 Data: 18/03/2010

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®