HomeArtigosEm busca da alta performance
 ARTIGOS
Em busca da alta performance

Por Roselí Parrella – Diretora de Capital Humano

O que é uma empresa de alta performance? Que importância esse fato tem para as empresas, seus profissionais e para os acionistas? O que é preciso para se tornar, efetivamente, uma empresa de alta performance? Essas são algumas questões que têm atraído a atenção de gestores ao redor do mundo.

Nossa intuição certamente nos dá uma boa ideia inicial do que seja alta performance. De maneira um pouco mais formal, é possível associá-la a critérios de desempenho considerados em conjunto, tais como: crescimento, rentabilidade, valor futuro da empresa e consistência de resultados ao longo dos anos. O que faz uma empresa alcançar esse status, contudo, requer que se avance um pouco mais. Estudos apontam três passos para que uma empresa possa se qualificar como uma empresa de alta performance:

- Clareza e posicionamento de mercado – Empresas de alta performance destacam-se pela clareza de seu direcionamento estratégico. Elas não apenas sabem onde e como competir, maximizando os seus resultados atuais, como buscam se antecipar em relação às tendências. Um desafio importante nesse aspecto é conseguir, pelo menos, a manutenção da performance à medida que a empresa cresce. Muitas delas falham nesse quesito – e pagam um elevado preço por isso.

- Processos e recursos diferenciados – Organizações de alta performance desenvolvem fórmulas para fazer negócios que geram valor, isto é, transformam uma grande ideia, capaz de atender as necessidades dos clientes, em um conjunto de processos e de recursos exclusivos de negócios, que atendem aquelas necessidades com custos compatíveis. Uma situação muito frequente nos dias de hoje é a necessidade de ofertar uma grande diversidade de produtos e serviços. O que se espera cada vez mais de uma empresa de alta performance é a capacidade de alcançar uma diferenciação para o mercado, com produtos e serviços variados, ao mesmo tempo que busca simplificação interna.

- Cultura empresarial – Todo o processo que resultará em um desempenho excepcional começa com a capacidade do líder de dividir seu sonho com a equipe. Todos partilham da mesma visão, têm clareza do que buscar e são incentivados a questionar e a buscar caminhos diferentes para atingir os objetivos, o que é essencial para a reinvenção da empresa. A visão compartilhada somada ao desejo de fazer cada vez melhor mantém o foco na busca de resultados e na excelência da execução, ao mesmo tempo que impulsiona a capacidade de inovação das equipes.

Dentro da cultura empresarial de alta performance, eu destacaria alguns pontos que, na minha opinião, fazem a diferença:

1. Orientação para o cliente – Uma das características das equipes de alta performance é a sua orientação para o cliente. Os resultados excepcionais só acontecem quando o cliente está no centro das atenções e todas as iniciativas para agregar valor ao produto ou serviço passam pela sua ótica.

2. Valorização do trabalho em equipe – Também fazem diferença o estímulo e a valorização do trabalho em equipe. O talento individual é reconhecido, o desejo de ser o melhor entre os melhores é respeitado, mas a empresa aposta em constelações mais do que em estrelas isoladas.

3. Reconhecimento – Embora a mais perfeita tradução de uma cultura de alta performance esteja nos seus números, um fator decisivo está na relação entre a empresa e seus funcionários, e entre os funcionários e o trabalho. Equipes de alta performance precisam de um ambiente altamente engajado e vencedor. As comemorações das conquistas e o reconhecimento de desempenhos excepcionais de equipes e líderes fazem parte do dia-a-dia da empresa, refletindo um ótimo lugar para se trabalhar.

Uma cultura de alta performance garante à empresa equipes engajadas e compromissadas; velocidade na implementação de projetos e ampliação da sua capacidade de acerto. Os ganhos desse processo também são compartilhados pelos seus profissionais por meio de oportunidades de crescimento e desenvolvimento, pelo sentimento de vitória ao superar os desafios e o prazer de realizar um trabalho com paixão!

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Roselí Parrella
Autor: 
 Data: 22/07/2010

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®