HomeArtigosVocê também acha que negócios são negócios?
 ARTIGOS
Você também acha que negócios são negócios?

Em recente visita ao Guiné Equatorial com o presidente Lula, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu a ampliação da relação comercial entre o Brasil e aquele país, acusado de graves violações dos direitos humanos, sob argumento de que “negócios são negócios”.

A afirmação revela uma forma de ver o mundo corporativo, que, ao longo do tempo, tornou-se um espelho da prática dos “homens de negócio”. Ela considera que para obter um bom resultado comercial, há espaço para atropelar alguns valores éticos e direitos mais básicos, colocados assim num segundo plano.

Ou seja, o mundo dos negócios não é regido por esses pilares comportamentais que ensinamos para nossos filhos quando pequenos. Na hora do “negócio”, o esperto é aquele que vende mais e fatura mais, independente das condições em que se realiza a operação.

Muitos desses executivos batem a mão no peito e discursam os valores organizacionais até o exato ponto em que a linha cruza a barreira do azul e cai no vermelho. Aí eles se desculpam e afirmam: “agora eu preciso vender!” (até para salvar a cabeça sobre o pescoço).

É certo que muita coisa mudou, e a prática da boa governança corporativa é base para o sucesso das organizações. Mas é sempre bom fazer barulho quando um chanceler considera uma “pregação moralista” fazer qualquer questionamento que envolva direitos humanos e bons negócios.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 19/08/2010

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®