HomeArtigosA felicidade dos executivos e a carreira de Beco, 85
 ARTIGOS
A felicidade dos executivos e a carreira de Beco, 85

Encontrei Beco de forma totalmente fortuita. Chamou-me a atenção um senhor de 85 anos manejando uma viga de madeira pesada com vigor e alegria. Tenho um pequeno apartamento de praia que fica ao lado de uma antiga vila de pescadores. A partir de 1957, a área foi sendo adquirida por não-pescadores, visto que a atividade não era mais rentável. Ali mora Beco, 85 anos, que vivenciou toda essa história.

Uma rápida conversa para descobrir que foi executivo de uma grande agência de navegação, vendedor de roupa, da Nestlé (eu não sabia, atuou lá na década de 60), e trabalhou na Parke Davis como propagandista de laboratório. Não percebi aqui um relato clássico de uma carreira bem-sucedida nos moldes estabelecidos por aqueles que a associam a sucesso, dinheiro ou status, mas não tive dúvida que ali havia uma pessoa feliz, realizada.

Os neurocientistas ampliaram a dimensão de carreira ao caracterizar felicidade como algo especial e único, sem estar exclusivamente associado aos fatores mencionados acima.

A professora Betânia Tanure demonstrou em seu livro “Executivos: Sucesso e (In)felicidade” (com Antonio Carvalho Neto e Juliana Andrade, Editora Campus-Elsevier, 2007), por meio de pesquisas, que 80% dos executivos de sucesso se declararam infelizes, apesar de desfrutarem de todas as condições almejadas por quem quer construir uma carreira.

A ambição pelo poder é muitas vezes confundida com o ideal da felicidade. Muitas pessoas se frustram e não encontram a tal felicidade quando ganham uma promoção ou trocam de emprego em busca de salário maior e mais benefícios. Ganhar mais quase sempre significa maior pressão, maior insegurança, maior infelicidade.

Felicidade é individual, efêmera e se dá em pequenas doses.

Beco transformou seu rancho na praia utilizando conceitos de sustentabilidade e respeito à natureza. Sua casa é um oásis de cultura, com seus livros e filmes. Tem oito livros não publicados e vou buscar algum caminho para que ele possa compartilhar conosco seu conhecimento.

Que bela carreira e que exemplo de vida conheci. Inspirador e feliz.

Isso é, para mim, uma carreira de sucesso. E para você?

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 22/10/2010

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®