HomeArtigosAs empresas perderam a “Paciência Pedagógica”
 ARTIGOS
As empresas perderam a “Paciência Pedagógica”

Nenhuma organização empresarial pode viver e progredir sem resultados positivos. O que podemos constatar no momento é a formação de uma espiral crescente que coloca a exigência por resultados em patamares sem precedentes. O resultado operacional passou de um dígito (entre 8 e 9%) no começo de 2001 para cerca de 15% agora. Essa tendência imposta pelos acionistas tende a ser maior nos países com maior potencial de crescimento, como o Brasil.

Um dos instrumentos aplicados historicamente para que a equação atingisse esse resultado foi a redução dos quadros gerenciais e dos investimentos em formação profissional.

As “Gorduras Positivas”, como gerências médias e programas trainees, que consumiam tempo e o que chamo de “Paciência Pedagógica”, foram substituídas pelo lançamento precoce de profissionais em cargos de responsabilidade muitas vezes sem a maturidade e o preparo exigidos para ocupar uma posição na linha de frente.

Se por um lado essa situação gera uma euforia pela ideia de carreira com ascensão rápida, por outro, reconhecemos uma série de baixas precoces, ambiente de estresse negativo e de baixa motivação. Nas grandes empresas, é alta a rotatividade dos profissionais nos cargos de gerência.

Neste Natal, independente do tempo de experiência que você tem, o que te desejo é uma excelente capacidade de administrar sua ansiedade, de ver e analisar o que acontece ao seu redor para compreender que a carreira é sempre construída em etapas. Você só ganha experiência e maturidade com o tempo.

Não existe outra forma.

Não se iluda com crescimento rápido. Ele pode ser sinônimo de fracasso ou frustração.

Muitas organizações já sabem que o caminho do resultado no curto prazo é asfixiante no médio e longo prazos. Mas são reféns (ou vítimas) da ditadura dos números.

Feliz Natal
Esta é sempre uma oportunidade de reflexão. Em família, renovamos nossas energias e podemos fazer uma reavaliação de caminhos adotados para eventuais correções de rota. Recuperamos a energia para o novo ano com motivação redobrada. Que você tenha muita saúde, felicidade e realização em família neste novo ano que chega.

Para enviar este artigo para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Carlos Faccina
Autor: 
 Data: 23/12/2010

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®