HomeNotíciasNotícia selecionada
 NOTÍCIAS
Engajamento garante conquista da ISO à ABRH-Nacional





Untitled Document




Chavão ou não, a máxima de que as pessoas são o diferencial competitivo das organizações é o que norteia e inspira a ABRH-Nacional em sua atuação junto às empresas, aos governos, às instituições de ensino e à sociedade. Uma máxima que se reitera também internamente a cada conquista, como aconteceu no início deste ano, quando a associação obteve do Bureau Veritas Quality International (BVQI) a certificação ISO 9001:2000 do seu sistema de gestão da qualidade nos processos de seus principais produtos: CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, Fórum dos Presidentes e Fórum de Dirigentes de Recursos Humanos da América Latina.


Para o presidente da ABRH-Nacional, Ralph Arcanjo Chelotti, o processo de certificação seria mais complexo e desafiante não fossem a determinação das lideranças, o empenho dos voluntários e o engajamento de cada profissional da ABRH. “Foi uma demonstração ímpar de comprometimento”, afirma.


O coordenador do processo, o vice-presidente de Qualidade e Meio Ambiente da ABRH-Nacional, Edson Ferreira, destaca: embora atualmente no Brasil existam milhares de empresas que possuem o certificado ISO 9001, são poucas as organizações não empresariais e com o perfil da ABRH que possuem seu sistema de gestão certificado. “Eu me arriscaria a dizer que a ABRH provavelmente é a primeira organização no mundo a certificar processos tão específicos como aqueles associados à realização de um congresso de RH ou a um prêmio como o Oswaldo Checchia”, diz.


CONEXÃO EFETIVA

Seu papel durante o processo, afirma Ferreira, foi o de incentivar as equipes. “A implantação de um sistema de gestão não é tarefa fácil, porque requer principalmente mudança de atitude na organização e há momentos em que parece que não vai dar. Nessas horas, é fundamental persistir e levantar o ânimo de todo mundo. Não é trabalho de uns poucos, todos têm de participar e se engajar. Como em tudo o que se faz, o que mais conta são os aspectos humanos. A tecnologia está aí; o conhecimento está aí; o mais difícil é engajar as pessoas no processo de mudança. No final, a gente vê que valeu a pena persistir”, relata.


É consenso entre os profissionais da ABRH que, apesar de difícil e estressante, a conquista foi compensada pelos ganhos múltiplos para a associação, seus profissionais, fornecedores e clientes. “Os produtos da ABRH têm grande aceitação no mercado pela sua qualidade e pela credibilidade que a associação conquistou em seus mais de 43 anos. Entretanto, não tenho dúvida de que a ISO vem para incrementar essa qualidade e fortalecer nossa credibilidade”, avalia a gerente de Comunicação e Marketing Kátia Secolin.


Ela salienta que a ISO foi fundamental por conectar sua área de forma efetiva com os processos das demais áreas, o que se reflete em maior eficiência e produtividade. “Além disso, finalizamos 2008 consolidando o registro histórico do nosso trabalho, o que não possuíamos. Isso nos permitirá criar indicadores de qualidade – uma exigência da ISO – e comparar em números nossas ações de 2009 com as de 2008, de forma que possamos avaliar os resultados alcançados, o que é sempre um grande desafio na área de comunicação, na qual os resultados são de longo prazo e intangíveis”, completa.


EQUIPE SEGURA

O engajamento da equipe foi efetivo para o entendimento da importância da ISO em uma associação sem fins lucrativos e para a criação de uma cultura de excelência em qualidade. Essa é a avaliação da gerente de Eventos, Lucélia Gonçalves. Especificamente na sua área, a certificação veio para aprimorar a contratação de fornecedores, para os quais foram especificadas exigências sobre qualificação, monitoramento e avaliação de desempenho. “Isso, consequentemente, garante um alto nível de qualidade em tudo o que oferecemos.”


A gerente administrativo-financeira da ABRH, Arlete Campos, que, na primeira fase de implantação da ISO, foi responsável pela descrição dos fluxos e processos da associação para viabilizar a certificação, concorda. “Perante o mercado, a ISO se reverte na confiança de que a ABRH se preocupa em apresentar seus produtos com um padrão internacionalmente reconhecido de melhoria contínua da qualidade.”


Uma confiança que se estenderá aos novos projetos que a ABRH lançar a partir de agora. “A certificação vai se refletir na aceitação da certificação dos profissionais de RH que a entidade se prepara para lançar em âmbito nacional. Será uma certificação certificada pela ISO, um valor agregado que, sem dúvida, impactará na sua credibilidade no mercado”, salienta a coordenadora de Projetos, Heloisa Ribeiro da Costa.


Criar um ambiente de melhoria contínua foi o ganho maior para a área de Desenvolvimento de Negócios, responsável pela conquista de novos clientes e gerenciada por Elaine Torres. “Com a implantação da ISO, passamos a obter respostas importantes para aprimorar nossos produtos e aplicá-las através de procedimentos previstos pela certificação. Já internamente, o detalhamento do cargo e do papel de cada um trouxe mais segurança para a minha equipe trabalhar.”






Para enviar esta notícia para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: ABRH
 Data: 19/02/2009

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®