HomeNotíciasNotícia selecionada
 NOTÍCIAS
Mara Gabrilli quer avançar a inclusão digital de pessoas com deficiência visual

PL de autoria da vereadora Mara Gabrilli permitirá que pessoas cegas e com deficiência visual frequentem lan houses, cyber cafés e afins.

Nesta quarta-feira (26/08), a Comissão de Saúde aprovou o parecer favorável ao projeto de lei (PL) 395/07de autoria da vereadora Mara Gabrilli (PSDB) e do vereador Ricardo Teixeira (PSDB), que torna obrigatório, em São Paulo, a adaptação de computador para a utilização de pessoa com deficiência visual visual em lan houses, cyber cafés e estabelecimentos similares.

De acordo com o projeto, o local que possuir mais de quatro computadores em rede terá que adaptar ao menos uma máquina para um possível usuário com deficiência, ou seja, de cada quatro computadores um terá de estar dentro das normas de adaptação. Para que os estabelecimentos se adequem será necessário a aquisição de fones de ouvidos, a instalação de um software com leitor de tela e teclado em Braille. Nos locais que contarem com mais de 20 máquinas será obrigatório também o piso podotátil para facilitar a mobilidade do deficiente visual no estabelecimento.

A expectativa para o cumprimento do projeto é grande, pois a adaptação não requer grandes investimentos por parte dos estabelecimentos. O software de leitor de tela, uma ferramenta que permite a narração automática dos textos e ações, está disponível gratuitamente no site da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conheça o projeto clicando aqui

Feliz com a aprovação do parecer favorável, Mara fala sobre a importância do projeto como forma de inclusão digital. “A exclusão muitas vezes ocorre por falta de um olhar para o diferente e não por falta de grandes investimentos do Poder Público. Pequenas adaptações como esta, por exemplo, pode garantir um grande avanço na comunicação de quem não enxerga, sem falar na socialização e autonomia que promovemos a partir daí”, diz.

Para ser ter uma ideia da importância do projeto, segundo o Censo 2000, único estudo deste tipo já feito no país, só no Estado de São Paulo existem 2 milhões e 700 mil cegos ou deficientes visuais ( aquelas que mesmo com óculos tem a visão seriamente prejudicada). No Brasil todo, somam-se aproximadamente 17 milhões de pessoas cegas. De todos os tipos de deficiência, incluindo física, auditiva, intelectual e múltipla a visual é a responsável pela maioria dos acometidos.



Para enviar esta notícia para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: Divulgação
 Data: 08/10/2009

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®