HomeNotíciasNotícia selecionada
 NOTÍCIAS
Qualificar para crescer

Uma das maiores conquistas recentes do Brasil é a retomada do crescimento econômico. O que deveria ser apenas motivo de comemoração, revela também um lado preocupante. Trata-se da falta de condições do País para continuar nesse rumo. Dois dos fatores que travam o desenvolvimento são a infraestrutura deficiente e a escassez de mão de obra qualificada.

O governo do ex-presidente Lula optou por priorizar o combate aos problemas de infraestrutura, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já as dificuldades resultantes da falta de mão de obra parecem ter sido relegadas a segundo plano, o que resultou no ''apagão'' enfrentado hoje pelo País. Esse problema, de acordo com o engenheiro e vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH/SP), Almiro dos Reis Neto, atinge todos os níveis de escolaridade.

Em entrevista publicada ontem por esta FOLHA, Reis Neto apontou que setores como o da construção civil têm dificuldade em preencher todos os postos de trabalho devido à falta de funcionários adequadamente treinados. São vagas que ficam ociosas, apesar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrar que no mês passado havia cerca de 1,3 milhão de desempregados no País.

Mas há saídas. O engenheiro alerta que cada um pode e deve fazer a sua parte.
Empresários, segundo ele, devem investir na qualificação do quadro de funcionários para motivar a equipe e reter talentos. Já os trabalhadores precisam correr atrás de bons diplomas, fazer estágios, aprender inglês e, se possível, buscar experiência no exterior.

Por fim, cabe ao poder público identificar os setores nos quais a carência de mão de obra qualificada é mais aguda e investir, inclusive por meio de parcerias, em capacitação. Esses são os caminhos que, segundo Reis Neto, podem levar à solução do parodoxo verificado hoje, que é um alto número de desempregados vivendo num País onde há vagas sobrando para trabalhadores qualificados.



Para enviar esta notícia para um(a) amigo(a):
Clique aqui

Fonte: FOLHA DE LONDRINA
 Data: 30/01/2011

 

 


Voltar

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®