PesquisaResultado da PesquisaUTILIZAÇÃO DO BLENDED LEARNING NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
RESULTADO DA PESQUISA
UTILIZAÇÃO DO BLENDED LEARNING NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
 

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O objetivo desta pesquisa foi de verificar como está sendo utilizado o Blended Learning nas organizações brasileiras. A pesquisa foi realizada em Junho de 2014, por meio do Portal Learning & Performance Brasil.
O Blended Learning, conhecido também como aprendizado híbrido ou solução mista, designa a forma de aprendizado em que os cursos são ministrados por meio da fusão de ensino a distância e presencial.
Dos entrevistados, 50% das organizações possuem treinamentos na modalidade presencial, 21% por meio da Internet e 14% na modalidade Blended Learning. O resultado demonstra que o Blended aos poucos vem ocupando um espaço que antes era apenas destinado ao presencial e Internet, sem muitas vezes levar em consideração os elementos da Arquitetura do Aprendizado e Desempenho.

FIGURA 1 – Arquitetura do Aprendizado e Desempenho

 

Os três principais fatores que mais contribuíram para as organizações adotarem as soluções de e-Learning na complementação do ensino/treinamento presencial são:

  • Redução no tempo do treinamento presencial (50%);
  • Redução na quantidade de viagens dos instrutores/multiplicadores (29%);
  • Aumento das vendas (7%), entre outros.

Dentre os participantes, 89% acreditam que a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos pode vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning nas organizações.
Segundo os entrevistados, as barreiras que mais impedem a plena utilização do Blended Learning nas organizações estão relacionadas a barreiras culturais (56%), falta de interesse e comprometimento da alta gerência e elevado investimento nas soluções tecnológicas para o ensino a distância (22%) e falta de competência interna necessária para o correto planejamento de soluções combinadas de treinamento (11%).
A pesquisa ainda destaca o crescimento de 25% do Blended Learning nos cenários das organizações brasileiras em relação ao ano anterior.

2. RESULTADO

2.1.Qual das modalidades de treinamento abaixo é oferecida em maior escala pela sua organização? (Se aplicável, selecione mais de uma).

50% - Treinamento tradicional (presencial).
21% - Internet.
14% - Blended Learning (semipresencial).
14% - Intranet (rede interna).

2.2. Que fatores contribuiriam para a sua organização adotar soluções de e-Learning na complementação do ensino/treinamento presencial?

50% - Redução no tempo do treinamento presencial.
29% - Redução na quantidade de viagens dos instrutores/multiplicadores.
7% - Aumento das vendas.
7% - Agilidade no lançamento de novos produtos.
7% - Maior rapidez no atendimento de dúvidas pontuais.

 

2.3. Você acredita que a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos pode vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning nas organizações?

89% - Sim.
11% - Não.

2.4. Qual fator abaixo impede a plena utilização do Blended Learning (aprendizagem combinada) na sua organização?

56% - Barreiras culturais: alunos habituados ao modelo presencial já existente.
22% - Falta de competência interna necessária para o correto planejamento de soluções combinadas de treinamento.
11% - Falta de interesse e comprometimento da alta gerência.
11% - Elevado investimento nas soluções tecnológicas para o ensino a distância.

2.5. Qual a sua opinião sobre crescimento (em termos percentuais) do Blended Learning na sua organização neste ano, em relação a 2013?

67% - Até 25%.
22% - De 25% a 50%.
11% - De 50% a 75%.

2.6. Qual o seu papel na organização?

22% - Outro.
22% - Desenhista instrucional.
22% - Gerente/Líder.
22% - Executivo (Presidente, Vice-Presidente ou Diretor).
11% - Instrutor ou Professor.

2.7. Qual o tamanho de sua organização (número de colaboradores)?

33% - 501 a 2.500.
22% - Mais de 10.000.
22% - 101 a 500.
11% - 2.501 a 10.000.
11% - Menos de 100.

 

2.8. Em que tipo de organização você trabalha?

56% - Corporação - não dedicada à capacitação nem provedora de soluções de e-Learning.
22% - Governamental.
11% - Entidade sem fins lucrativos.
11% - Corporação - provedora de soluções de e-Learning e/ou capacitação.

 

2.9. Qual o foco primário de negócio de sua organização?

33% - Outros.
22% - Educação.
22% – Tecnologia.
11% - Produtos industriais.
11% - Treinamento.

2.10. Em qual departamento você trabalha?

67% - Treinamento e/ou Educação.
22% - Marketing e Vendas.
11% - Recursos Humanos.

2.11. A qual região brasileira sua organização pertence?

60% - Sudeste.
30% - Sul.
10% - Nordeste.

 

 


 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®
s