PesquisaResultado da Pesquisa Critérios utilizados para selecionar soluções de e-Learning
 RESULTADO DA PESQUISA
Critérios utilizados para selecionar soluções de e-Learning

1.) Objetivo

A pesquisa deste mês buscou analisar quais os critérios de seleção utilizados pelas organizações antes de adquirir soluções de e-Learning.

2.) Resumo Executivo

A pesquisa deste mês buscou analisar quais os critérios de seleção utilizados pelas organizações antes de adquirir soluções de e-Learning. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de fevereiro de 2008, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 127 organizações brasileiras.

Na fase inicial, a pesquisa apontou que, para 80% das organizações, a solução de e-Learning disponível em ASP (Application Service Provider) é de grande ou média importância, enquanto apenas 20% das organizações consideram ser de pouca importância.

Com relação a qual tipo de solução e-Learning é considerado fundamental, 20% das organizações avaliaram ser as ferramentas de colaboração, interação e aprendizagem em tempo real (síncronas), e também consideram de maior importância as ferramentas que demonstram a contribuição das atividades de aprendizagem para a melhoria de performance e nos resultados do negócio.

As ferramentas utilizadas para desenvolvimento de tutoriais e simulações de sistema foram apontadas por 8% das organizações como fundamentais. Mas a preferência absoluta das organizações é pelo e-Learning integrado: 50% das empresas consideram fundamental possuir todas as soluções de e-Learning.

Outra questão abordada foi: a quais fontes de informação as organizações recorrem para comparar as melhores soluções de e-Learning? Do universo pesquisado, 57% das organizações responderam que a principal fonte de informação para selecionar uma solução de e-Learning é a experiência vivida por outras organizações, 50% afirmaram que utilizam como fonte de informação a Internet e 24% declararam que consultam revistas especializadas da área de Treinamento e Recursos Humanos.

Os critérios adotados para soluções de e-Learning nas organizações participantes foram apresentados por ordem de importância. O resultado mostra que, para 36% das organizações, o principal critério é a experiência de implantação em outras empresas. Em segundo lugar aparece a aderência ao projeto e o preço, com 35%.

Sobre a importância de uma solução de e-Learning ser oferecida por fornecedores que desenvolvem conteúdos, 75% das organizações julgam ser de grande importância e 25% consideram de pouca importância.

A pesquisa questionou as empresas sobre a importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros. Para 62% das organizações, é de grande importância que os fornecedores ofereçam ferramentas de autoria para o livre desenvolvimento de cursos e 24% afirmam ser de média importância. Apenas 14% consideram ser de pouca importância.

As organizações assumem que precisam de consultoria de seus fornecedores para aplicar as soluções de e-Learning com sucesso, já que 84% afirmam ser de grande e média importância a consultoria dos fornecedores de soluções de e-Learning, e apenas 16% afirmaram não haver muita necessidade.

A pesquisa apontou também que 95% das organizações consideram de grande ou média importância as ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem. Apenas 5% não dão pouca importância para isso.

3.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de fevereiro de 2008, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 127 organizações brasileiras. A análise abordou oito tópicos distintos:

  • Grau de importância em disponibilizar a solução de e-Learning em ASP;
  • Solução de e-Learning de maior importância para as organizações;
  • Fonte de informação para comparar soluções de e-Learning;
  • Critérios para selecionar soluções de e-Learning;
  • Importância do tipo de fornecedor de solução de e-Learning;
  • Importância em fornecer ferramentas de autoria;
  • Importância de o fornecedor oferecer serviços de consultoria;
  • Soluções de e-Learning para mensurar os resultados de aprendizagem.

4.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas e instituições de ensino pertencentes às 5 regiões brasileiras, havendo uma maior participação do Sudeste e do Sul, com 77%. Essa preponderância se deve ao fato de essas duas regiões representarem maior incidência de crescimento tecnológico e de serem os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil.

Educação com 33%, Tecnologia com 12%, e-Learning com 12% e Governo com 9% foram os setores que predominaram nesta pesquisa.

A maioria das organizações (42%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, e 19% possuem de 501 a 2.500 colaboradores. Confira o gráfico detalhado:


Outros tópicos analisados pela amostra:

a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha.

b) Seu papel na organização.


c) Em que departamento atua.


5.) Resultados

5.1) Grau de importância em disponibilizar a solução de e-Learning em ASP

Na fase inicial, a pesquisa apontou que, para 80% das organizações, a solução de e-Learning disponível em ASP (Application Service Provider) é de grande ou média importância, enquanto apenas 20% das organizações consideram ser de pouca importância.


5.2) Solução de e-Learning de maior importância para as organizações

Com relação a qual tipo de solução e-Learning é considerado fundamental, 20% das organizações avaliaram ser as ferramentas de colaboração, interação e aprendizagem em tempo real (síncronas), e também consideram de maior importância as ferramentas que demonstram a contribuição das atividades de aprendizagem para a melhoria de performance e nos resultados do negócio.
As ferramentas utilizadas para desenvolvimento de tutoriais e simulações de sistema foram apontadas por 8% das organizações como fundamentais. Mas a preferência absoluta das organizações é pelo e-Learning integrado: 50% das empresas consideram fundamental possuir todas as soluções de e-Learning.


5.3) Fonte de informação para comparar soluções de e-Learning

Outra questão abordada foi: a quais fontes de informação as organizações recorrem para comparar as melhores soluções de e-Learning? Do universo pesquisado, 57% das organizações responderam que a principal fonte de informação para selecionar uma solução de e-Learning é a experiência vivida por outras organizações, 50% afirmaram que utilizam como fonte de informação a Internet e 24% declararam que consultam revistas especializadas da área de Treinamento e Recursos Humanos.

5.4) Critérios para selecionar soluções de e-Learning
Os critérios adotados para soluções de e-Learning nas organizações participantes foram apresentados por ordem de importância. O resultado mostra que, para 36% das organizações, o principal critério é a experiência de implantação em outras empresas. Em segundo lugar aparece a aderência ao projeto e o preço, com 35%. Confira no gráfico:


5.5) Importância do tipo de fornecedor de solução de e-Learning

Sobre a importância de uma solução de e-Learning ser oferecida por fornecedores que desenvolvem conteúdos, 75% das organizações julgam ser de grande importância e 25% consideram de pouca importância.


5.6) Importância em fornecer ferramentas de autoria

A pesquisa questionou as empresas sobre a importância de um fornecedor oferecer ferramentas de autoria que permitam desenvolver livremente os cursos sem depender de terceiros. Para 62% das organizações, é de grande importância que os fornecedores ofereçam ferramentas de autoria para o livre desenvolvimento de cursos e 24% afirmam ser de média importância. Apenas 14% consideram ser de pouca importância.


5.7) Importância de o fornecedor oferecer serviços de consultoria

As organizações assumem que precisam de consultoria de seus fornecedores para aplicar as soluções de e-Learning com sucesso, já que 84% afirmam ser de grande e média importância a consultoria dos fornecedores de soluções de e-Learning e apenas 16% afirmaram não haver muita necessidade.


5.8) Soluções de e-Learning para mensurar os resultados de aprendizagem

A pesquisa apontou também que 95% das organizações consideram de grande ou média importância as ferramentas que permitem a mensuração dos resultados de aprendizagem. Apenas 5% não dão pouca importância para isso.

 

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®