PesquisaResultado da Pesquisa e-Learning: aspectos motivacionais
 RESULTADO DA PESQUISA
e-Learning: aspectos motivacionais

1.) Objetivo

A pesquisa deste mês buscou identificar como as organizações motivam seus colaboradores na prática do e-Learning.

2.) Resultados

2.1) Participação Obrigatória ou Voluntária?

- 79% dos participantes afirmaram que a maioria dos cursos em suas organizações não é obrigatória, ou seja, a participação é voluntária;
- 30% afirmam que a participação nos cursos é obrigatória.


2.2) Onde e quando deverão ser realizados os cursos?

a) Visão do aluno:

 

b) Visão da Organização:



2.3) Tipos de suporte mais importantes

- 76% do universo pesquisado aponta que o suporte mais importante em cursos de e-Learning é o suporte didático e de conteúdo, ou seja, a presença de um tutor ou monitor que auxilie e motive o aluno durante o processo de aprendizagem;
- O suporte técnico sobre equipamentos e tecnologias, considerado por 31% dos participantes como o mais importante.


2.4) Qual a importância do marketing e da divulgação dos cursos?

- 78% consideram muito importante;
- 23% consideram importante ou pouco importante.

 

2.5) Meio mais utilizado para divulgação dos cursos

- 61% das empresas utilizam mais o e-mail;
- 35% Internet e Intranet;
- 10% preferem informativos corporativos.

 

2.6) Fatores de Motivação

- 52% consideram o desenvolvimento pessoal como o maior fator motivacional;
- 20%, o aumento da empregabilidade;
- 12%, o aumento da remuneração.


3.) Conclusão

A amostra analisada possui uma distribuição variada de organizações, pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste (60%), Sul (16%), Centro-Oeste (15%), Nordeste (7%) e Norte (2%).

Uma dúvida muito frequente é se os cursos devem ou não ser obrigatórios em uma organização. Procuramos, portanto, projetar no mercado brasileiro qual a postura das organizações atualmente e as expectativas dos profissionais para o futuro.

De acordo com a pesquisa, 69% dos participantes afirmaram que a maioria dos cursos em suas organizações não é obrigatória, ou seja, a participação é voluntária. Outros 31% afirmam que a participação nos cursos é obrigatória.

Outra pergunta endereçada aos participantes foi onde e quando eles gostariam de participar, como treinandos ou alunos, dos cursos oferecidos. Na visão do aluno, a maioria das pessoas (50% dos pesquisados) prefere estudar no local de trabalho. E, para 25% das organizações, não faz diferença.

Em 76% do universo pesquisado, o suporte mais importante em cursos de e-Learning é o suporte didático e de conteúdo, ou seja, a presença de um tutor ou monitor que auxilie e motive o aluno durante o processo de aprendizagem. Em seguida está o suporte técnico sobre equipamentos e tecnologias, considerado por 20% dos participantes como o mais importante. Outros 4% ainda consideram o suporte por parte de colegas de curso como o mais importante.

Para muitos especialistas, um dos pontos fundamentais para um projeto de e-Learning obter êxito é a divulgação e as ações de marketing que o circundam. Por isso foi perguntado aos participantes da pesquisa qual a importância do marketing para o aumento da participação dos treinandos.

O meio mais utilizado pelas organizações para a divulgação dos cursos é o e-mail (50%). Outros 35% afirmaram que é o contato direto através de Internet e Intranet. Para 10%, o meio mais utilizado é o informativo corporativo.

Com o objetivo de entender melhor o que pensam os profissionais brasileiros a respeito do que realmente motiva a participação das pessoas em programas de educação e treinamento, perguntamos qual o fator que efetivamente impulsiona esse interesse e 52% responderam que é o Desenvolvimento Pessoal.

 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®