PesquisaResultado da Pesquisa Acessibilidade nos projetos de e-Learning
 RESULTADO DA PESQUISA
Acessibilidade nos projetos de e-Learning

1. Objetivo

A pesquisa deste mês identificou como as organizações têm aplicado a acessibilidade nos projetos de e-Learning para beneficiar portadores de necessidades especiais, principalmente os deficientes visuais.


2. Resultados

2.1 Existência de portadores de deficiência visual na organização


- 71% das organizações não possuem colaboradores portadores de deficiência visual.

2.2 Acessibilidade nos projetos de e-Learning

- 55% das organizações pretendem promover acessibilidade para os deficientes visuais nos cursos de e-Learning nos próximos anos;
-45% das empresas não pretendem criar esse recurso.

2.3 Desenvolvimento de cursos on-line considerando a acessibilidade

- 70% optou por não desenvolver um curso on-line considerando a acessibilidade para portadores de deficiência;
- 13% desenvolveram com acessibilidade para todos os usuários com necessidades especiais
- 7% somente para deficientes visuais;
- 6% desenvolveram cursos adaptados para deficientes auditivos;
- 5% para deficientes físicos. Confira no gráfico:

2.4 Acessibilidade para portadores de deficiência visual no LMS

- 45% das organizações não possuem LMS;
- 40% afirmam que não houve preocupação dos desenvolvedores em tornar a interface do LMS acessível;
- 15% tornaram a interface do LMS acessível.


2.5 Preocupação dos designers com a acessibilidade dos portadores de deficiência visual

- 76% das organizações afirmaram que os designers não se preocuparam com esse recurso;
- 24% declararam que os designers se preocuparam em criar a acessibilidade para deficientes visuais.


2.6 Motivos para a implementação da acessibilidade no LMS ou nos cursos on-line

- 49% quer permitir a inclusão digital;
- 11% implementaram esses recursos para estar de acordo com o decreto de lei de acessibilidade (nº 5296), em que sites e portais de administração pública têm prazo de 12 meses para ser acessíveis a deficientes visuais.


2.7 Desafios de implementação dos recursos de acessibilidade

- O maior desafio foi a integração multimídia, apontada por 36% das organizações pesquisadas;
- 33%, o maior desafio foi a acessibilidade no Gerenciador LMS.

2.8 Motivos para não ter implementado a acessibilidade

- 31% afirmou não ter se preocupado com esse quesito porque nenhum de seus colaboradores possui necessidades especiais;
- O desconhecimento dos padrões de acessibilidade também foi outro item bastante lembrado pelos pesquisados (15%);
- 8% apontam que a falta dos recursos de acessibilidade ocorre porque a ferramenta de autoria não possui esse recurso.


2.9 Grau de conhecimento sobre os padrões de acessibilidade

- 50% das organizações, o grau de conhecimento sobre os padrões de acessibilidade que estabelecem regras gerais para o design de conteúdo acessível para os usuários com deficiência é insatisfatório;
- 28% consideram regular;
- 14% satisfatório;
- 8% consideram ótimo.

3. Conclusão

A pesquisa deste mês identificou como as organizações têm aplicado a acessibilidade nos projetos de e-Learning para beneficiar portadores de necessidades especiais, principalmente os deficientes visuais.

A amostra analisada possui uma distribuição variada de organizações, pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste (52%), Sul (22%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (12%) e Norte (1%).

O resultado mostra que 71% das organizações não possuem colaboradores portadores de deficiência visual.

Cinquenta e cinco por cento das organizações pretendem promover acessibilidade para os deficientes visuais nos cursos de e-Learning nos próximos anos, mas 45% das empresas não pretendem criar esse recurso.

Na fase Desenvolvimento de cursos on-line considerando a acessibilidade, a grande maioria (70%) optou por não desenvolver um curso on-line considerando a acessibilidade para portadores de deficiência, porém 13% desenvolveram com acessibilidade para todos os usuários com necessidades especiais, 7% somente para deficientes visuais, 6% desenvolveram cursos adaptados para deficientes auditivos e 5% para deficientes físicos.

Para 40% dos entrevistados, não houve preocupação dos desenvolvedores em tornar a interface do LMS acessível, sendo que apenas 15% tornaram a interface do LMS acessível. Outros 45% não possuem LMS.

A acessibilidade ainda parece um grande desafio, pois 76% das organizações afirmaram que os designers não se preocuparam com esse recurso. Apenas 24% declararam que os designers se preocuparam em criar a acessibilidade para deficientes visuais.

A maioria das organizações (49%) queria permitir a inclusão digital, 11% implementaram esses recursos para estar de acordo com o decreto de lei de acessibilidade (nº 5296), em que sites e portais de administração pública têm prazo de 12 meses para ser acessíveis a deficientes visuais.

Durante o período de criação do curso, o maior desafio foi a integração multimídia, apontada por 36% das organizações pesquisadas. Para 33%, o maior desafio foi a acessibilidade no Gerenciador LMS.

A amostra quis identificar o motivo pelo qual as organizações não implementaram os recursos de acessibilidade. A grande maioria (31%) afirmou não ter se preocupado com esse quesito porque nenhum de seus colaboradores possui necessidades especiais. O desconhecimento dos padrões de acessibilidade também foi outro item bastante lembrado pelos pesquisados (15%). Já 8% apontam que a falta dos recursos de acessibilidade ocorre porque a ferramenta de autoria não possui esse recurso.

Para 50% das organizações, o grau de conhecimento sobre os padrões de acessibilidade que estabelecem regras gerais para o design de conteúdo acessível para os usuários com deficiência é insatisfatório, 28% consideram regular, 14% satisfatório e apenas 8% consideram o conhecimento ótimo.


 
Para membros da Comunidade
Learning & Performance Brasil
> Efetuar Login
> Cadastre-se
> Saiba mais
Curta a nossa página no facebook
Siga-nos no twitter

Organização
MicroPower

Promoção
Escola Virtual

e-learning for kids

ABES

ABRH - NACIONAL

ABRH - SP

ADVB

América Economia

bilheteria.com

FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

GCSM - Global Council of Sales Marketing

Movimento Brasil Competitivo: MBC

Microsoft

The Winners - Prime Leaders Magazine

Copyright © 2016 - MicroPower®